- Júllian Pegoraro
Bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia que consiste na retirada parcial do corpo adiposo de Bichat pela cavidade oral. Esse corpo adiposo apresenta bolsas de gordura que se localizam internamente, na altura das bochechas.
O procedimento é feito para fins estéticos e funcionais, com a finalidade de diminuir o volume do rosto na região das bochechas e de reduzir lesões causadas por mordidas acidentais. Esteticamente, a bichectomia evidencia o desenho do rosto, enfatizando as estruturas anatômicas naturais do paciente.
Por se tratar de uma estrutura anatômica do corpo humano, a presença do corpo adiposo não tem relação ao peso do paciente.
Como todo procedimento, a bichectomia apresenta suas indicações e contraindicações, o que torna muito importante a realização de uma consulta de avaliação para definir se existe indicação de bichectomia para cada caso em particular e para alinhar as expectativas do paciente em relação à cirurgia.
O procedimento é realizado em consultório, e podem ser utilizados pontos absorvíveis bem como laserterapia para acelerar o processo de cicatrização e promover um maior conforto pós-operatório para o paciente.
Atenção às fake news! Diferente do que muita gente fala, a bichectomia não gera envelhecimento precoce, nem deixa seu rosto sem sustentação. Pelo contrário, removendo o peso extra do corpo adiposo de Bichat, os tecidos do rosto ficarão mais leves, contribuindo para sua sustentação.
(CD Júllian Pegoraro - CRO/RS 22427)