• Júllian Pegoraro

Fisioterapia de ATM



Quando a articulação temporomandibular (ATM) apresenta algum problema, ela pode gerar inúmeros sintomas, e muitos deles terão grande benefício quando tratados com fisioterapia especializada em ATM.


A musculatura em disfunção, por exemplo, pode apresentar rigidez e contraturas, gerando dores ao paciente. Na disfunção temporomandibular (DTM), é muito comum que essas dores se localizem na lateral do rosto, região de mandíbula, região de têmporas, nuca, pescoço e ombros.


Além das dores musculares, diversos fatores podem causar dores articulares também, ou seja, quando a própria ATM dói. Movimentar a articulação é fundamental para a recuperação do paciente, e nem sempre ele conseguirá realizar isso sozinho.


Muitos desconfortos relacionados à ATM também podem estar relacionados aos hábitos do paciente, e a fisioterapia também atua na orientação de técnicas e exercícios que o paciente deve realizar em casa para melhorar seus sintomas, especialmente durante crises.


A fisioterapia melhoras sintomas de disfunção, dor e redução de amplitude mobilizando a articulação e promovendo um relaxamento dos músculos mastigatórios. Atua também na reeducação de movimentos do paciente (cinemática). Com movimentos mandibulares mais conscientes, é possível fazer um tratamento comportamental que melhorará significativamente o quadro clínico do paciente.


O diagnóstico e tratamento odontológico da ATM é indispensável, mas vale lembrar que o tratamento fisioterápico potencializa muito os resultados de qualquer outro tratamento para a ATM.


A fisioterapeuta Thayla Boscato é quem faz a fisioterapia dos pacientes da nossa equipe, e você pode consultar diretamente com ela sempre que desejar (clique aqui para agendar uma consulta).


(CD Júllian Pegoraro - CRO/RS 22427)