• Júllian Pegoraro

Lipo de Papada



Conhecida como "papada", a região submentual é uma área que está constantemente entre as queixas dos pacientes.


A "papada" pode ser causada por acúmulo de gordura, mas também por flacidez de pele ou falta de suporte ósseo para os tecidos moles da face.


Para tratar corretamente a região submentual, é sempre necessário que um dentista avalie o caso. Existem inúmeras condições que podem gerar "papada", como a má oclusão e o retrognatismo, tratados exclusivamente por cirurgiões dentistas.


Se o problema for falta de suporte ósseo, é possível tratar de maneira permanente com ortodontia, cirurgia e outras áreas da Odontologia. Na Harmonização, é possível realizar o tratamento através de preenchimentos profundos que mimetizam o suporte ósseo, como por exemplo na região do queixo.


Quando a "papada" é gerada por flacidez de pele, vários tratamentos podem ser indicados, como fios de PDO, fibrina rica em plaquetas (PRF), microagulhamento, laserterapia, ultrassom microfocado, jato de plasma, entre outros.


Se a "papada" for relacionada à gordura, ela pode ser tratada também de diversas maneiras, sendo as duas principais a lipólise e a lipoaspiração.


A lipólise é a redução da gordura submentual realizada por injeções de uma substância que destrói as células adiposas. Essa substância é chamada de ácido deoxicólico ou desoxicolato de sódio.


A lipoaspiração é a aspiração cirúrgica da gordura submentual. Realizada em consultório, essa cirurgia possibilita uma redução maior de gordura e requer mais cuidados pós-operatórios.


(CD Júllian Pegoraro - CRO/RS 22427)