• Júllian Pegoraro

Zumbido




Ouvir zumbidos pode ser um sintoma de Disfunção Temporomandibular (DTM), você sabia disso?


Por estar muito próximo da ATM (articulação temporomandibular), o ouvido muitas vezes acaba gerando sintomas quando há algum problema na articulação, podendo inclusive doer.


A origem desse zumbido muitas vezes está associada ao aumento de atividade do sistema nervoso, podendo ser causado por um estímulo constante na ATM, ou seja, uma disfunção.


Anatomicamente, a ATM encontra-se no interior de uma cápsula fibrosa cheia de líquido sinovial. Além disso, diversos ligamentos conectam a ATM a outras estruturas anatômicas. Quando a ATM apresenta um problema, o líquido sinovial se altera a pressão dentro da cápsula pode aumentar.


Uma das hipóteses de origem do zumbido está relacionada ao estiramento da cápsula articular, bem como de seus ligamentos, fazendo com que os nervos do ouvido se manifestem.


É importante ressaltar que muitos problemas de saúde podem gerar zumbido no ouvido. Por isso, consultar com um otorrinolaringologista é imprescindível. Outras áreas da saúde também não podem ficar de fora do tratamento, como a neurologia e a fonoaudiologia.


Entretanto, não esqueça que o seu diagnóstico só estará completo depois de passar também por uma consulta odontológica!


Lembre-se sempre: a Odontologia não é só dente!


(CD Júllian Pegoraro - CRO/RS 22427)